Nascida em São Paulo em 1952, Rosa Maria chegou a realizar estudos de pintura na Escola de
Belas Artes, de 1979 a 1983, o que não lhe retirou a espontaneidade nem a raiz primitiva. Talvez
até tenha acentuado seu traço seguro, pleno, firme e ainda assim repleto de delicadeza.A maior característica da pintura de Rosa está justamente em sua execução precisa, munida de seu pincel extremamente fino e da limpeza de transições que oferece. Os detalhes das janelas ou dos vestidos revelam uma pincelada segura e serena. Cores e imagens exercem funções precisas num conjunto agradável de ser visto, mas não por isso menos elaborado. Rosa está dentro das premissas do estilo primitivo, porém com técnicas de elaboração e execução que a levam além.
Os temas do campo são sua maior e mais forte expressão , oriundos do imaginário da artista e da sua disposição de compor em imagens e cores suas memórias. Sua realidade ganha, nesse exercício cotidiano e olhar apurado , uma dimensão artística, e assim suas obras nos transportam a uma supra-realidade , que nos conquista pelo clima de encantamento que transmite.
Premiada com a Medalha de Ouro na Casa de Cultura Sorocabana, em 1994, Rosa Maria já expôs seus trabalhos no Uruguai, Argentina, EUA, China, Japão e Dinamarca. Mais recentemente, incluiu em suas temáticas as cores e a vida do Pantanal Brasileiro, reproduzindo com maestria e olhar artístico as cores e belezas desse pedaço do Brasil.
Há mais de 25 anos é representada exclusivamente pela Fênix Galeria, que tem o prazer de mostrar seu trabalho ao mundo e enviar suas obras para coleções ao redor de todo o globo.