Natural de Rio Claro , Júlio iniciou seus estudos em 1976 no ateliê França Machado, seguindo o aprendizado com outros mestres da pintura posteriormente. Sagrou- se vencedor do concurso Listel Listas Telefônicas S.A em 1995/96 com a obra “Camponeses”.
Hoje, quase 30 anos de carreira depois, além de possuir diversas de suas obras em coleções particulares por todo o Brasil , Argentina, Inglaterra e Estados Unidos, possui obras na embaixada Brasileira em Buenos Aires, na Pinacoteca de Rio Claro e no gabinete de cultura de Rio Claro.
Participou de diversos salões de arte e exposições coletiva, recebendo diversas premiações. Participa ativamente do mercado de arte, tendo seus trabalhos já comercializados em várias galerias e casas de leilão por todo o Brasil.
Seu trabalho primitivo, delicado e terno, envolve temáticas da vida simples e cotidiana nos interiores brasileiros, destacando a ludicidade do universo infantil e da cultura popular. Sua paleta de cores, por vezes anuviada, surpreende com pontos de vibração, levando o espectador a correr o olhar envolvido por sua atmosfera singela.