Artista em Destaque: Rosa Maria

A artista representa com maestria o sentimento bucólico e romântico da vida no interior

A artista paulistana Rosa Maria, nasceu em 1952, e desde muito cedo já via na pintura uma ferramenta importante para se expressar e representar através de suas minuciosas pinceladas, a sua realidade rural de maneira bucólica. Estudou pintura na Escola de Belas Artes entre os anos de 1979 a 1983. Mesmo com o estudo da arte, não deixou de se expressar na pintura com espontaneidade e naturalidade muito próprias, características primordiais do estilo naif. Podemos inclusive afirmar que os estudos fizeram com que acentuasse seus traços de maneira segura, e tomasse por plenitude sua delicadeza tão característica.

Quem conhece o trabalho de Rosa Maria na Galeria não consegue não se espantar com a riqueza e resolução de detalhes que seu trabalho atinge, principalmente ao tomar conhecimento do pincel “de fiozinhos de cabelo”, como costumamos contar na Galeria, que a artista utiliza. Seus quadros são capazes de fazer com que o observador seja capaz de passar horas admirando cada detalhe, se perdendo entre a delicadeza de janelas e ornamentos, tons de folhagens, até trajes típicos e elementos da natureza campestre. Costumamos brincar que Rosa passeia por um estilo “naif realista”, pois a espontaneidade e doçura que nos remete ao estilo ingênuo, em seu trabalho está incrementada pela qualidade com que Rosa, munida de seu pincel super fino e seus traços delicados, consegue trazer dimensões de luz, sombra, profundidade e verdade.

Os temas campeiros surgem com a vida do imaginário da artista misturado as suas lembranças, que os reproduz com imagens e cores que vão além de suas memórias. Criando uma supra-realidade em que a imaginação se confunde com suas memórias, fazendo nascer um quadro que pode remeter ao passado, e as origens de qualquer um que o observa com encantamento.

A artista já foi premiada por seus trabalhos em diversos momentos de sua carreira, podemos destacar a Medalha de Ouro na Casa da Cultura Sorocabana no ano de 1994, além de expor suas obras nacionalmente e internacionalmente em países como, Uruguai, Argentina, EUA, China, Japão e Dinamarca. Seu trabalho é sempre motivo de encantamento para os estrangeiros, que se encantam com universo regional do interior do Brasil dando vida aos trabalhadores e moradores dessas regiões. Ainda assim, aos conterrâneos é fácil perceber que as pinceladas provocam sentimentos de conexão e saudades de uma atmosfera de paz e tranquilidade.

A Galeria Fênix tem em seu acervo uma infinidade de obras da artista, para você conhecer, se encantar, admirar. Levar para casa uma obra de Rosa Maria é levar para seu lar a doçura e tranquilidade de seus trabalhos. E não apenas dessa artista, mas no site da galeria, você pode conferir todo nosso acervo e se permitir apaixonar por nossos artistas e obras.

FECHARFORM

GOSTEIRESERVAR