4 dicas fundamentais para preservar a sua obra de arte

Ao adquirir uma obra de arte algumas dúvidas podem seguir como manter a qualidade e preservar a sua peça.


Com certeza você que gosta e coleciona objetos de arte em geral, em algum momento se deparou com uma dúvida: “Qual a melhor forma de conservar uma obra de arte?”. Primeiramente precisamos entender que adotar uma preservação preventiva das peças é a melhor forma de garantir a qualidade da obra, mantendo seu estado de conservação e sua originalidade sem a necessidade de recorrer a outras intervenções, como a restauração por exemplo.


A seguir vamos falar de algumas dicas de cuidados com a sua obra de arte, garantindo a qualidade e segurança da peça por muito tempo. Costumamos afirmar que trata-se muito mais de um guia do que não fazer, para preservá-la por muito mais tempo.

Exposição da Obra
Sabemos que o melhor lugar para a sua obra, é onde ela pode ser vista e apreciada por todos, mas para manter a sua beleza original, evite deixar a sua obra exposta em local que receba alta incidência de luz solar ou artificial direta, por motivos de que os raios UV são capazes de estimular o aspecto amarelado da peça e o envelhecimento das cores, o que pode dar aquela aparência desbotada, além do desgaste de materiais como o papel e a madeira.

Evite poeiras
Assim como um local protegido da exposição intensa de luz, a obra de arte deve ficar livre de acúmulo exagerado de poeiras. Use um espanador muito leve ou escova bem macia, de maneira esporádica, apenas para retirar os acúmulos de poeira que surgem com o tempo. Evite utilizar panos para a retirada do pó, até os panos mais macios podem causar algum dano ao quadro, como retirar o verniz e até mesmo danificar a pintura.

Transporte da obra
Havendo a necessidade em retirar a obra do lugar que está exposta ou até mesmo transportá-la, alguns cuidados devem ser tomados, como envolver a obra em materiais que irão garantir a sua proteção como, plástico bolha, espumas de nylon e papel de seda. Esses cuidados são fundamentais para evitar possíveis riscos, danos e sujeira na peça. Também mantenha sua tela longe de objetos pontiagudos e tome cuidado no transporte para que não haja nenhum objeto pressionando-a, fazendo com que surjam marcas na obra de arte.

Conservação da obra
Ao procurar um local para a obra ficar exposta, fique atento a alguns aspectos como locais livres de umidade e de temperaturas instáveis, ou áreas abertas, o que pode causar danos pela exposição a luz, e ações do tempo, além de sujeitas e acúmulo de pó. Também procure manter sua obra longe de objetos ou locais em que ela possa ter contato com insetos ou pragas como cupim, etc.


A Fênix Galeria de Artes está há mais de 32 anos em Embu das Artes fomentando arte e cultura. Localizada no centro histórico da cidade, possui um acervo com mais de 60 artistas nacionais e internacionais. A Galeria possui variados tipos de trabalhos e técnicas: óleo sobre tela, acrílico sobre tela, serigrafias, desenhos e esculturas em diversos materiais.

A variedade e o alto padrão das peças são características marcantes já reconhecidas pela clientela, que retorna sempre com a convicção que encontrará uma obra de arte única, e incrível como procuram.

FECHARFORM

GOSTEIRESERVAR